Resolvi criar uma rubrica e resolvi chamar-lhe "Uma ópera em miúdos" pois, como sabem, adoro ópera! :P
Assim, pretendo contar resumidamente do enredo da ópera escolhida, falar de alguns factos relativos a ela (e ao compositor) e deixar uns excertos para ficarem a conhecer as árias ou conjuntos mais conhecidos.
Assim, pretendo contar resumidamente do enredo da ópera escolhida, falar de alguns factos relativos a ela (e ao compositor) e deixar uns excertos para ficarem a conhecer as árias ou conjuntos mais conhecidos.
Não sei se vai ser uma rubrica periódica, mas vou tentar mantê-la :)
Para começar, vou escolher uma ópera que estou a ver neste momento, "Giulio Cesare in Egitto" de Georg Friedrich Händel. A história é, em parte, baseada em factos históricos, passados para libreto por Nicola Haym.
As personagens principais são Júlio César, Cleópatra, Cornélia, Sexto, Ptolomeu e Achilla.
O Egipto estava sob o governo dos dois irmãos, Cleópatra e Ptolomeu e como "prenda", este último oferece a cabeça de Pompeu, cônsul romano, a Júlio César, deixando Cornélia desolada e Sexto vingativo, mas César repudia a oferta.
Sabendo do acontecido, Cleópatra decide seduzir Júlio César disfarçando-se, de modo a que ele fique do seu lado contra o seu irmão, que sabendo que ele havia recusado a oferta, pretende matá-lo.
Ao saber que as tropas de Ptolomeu estão procurando por César, Cleópatra revela a sua identidade e ele vê-se obrigado a fugir com Cúrio, sendo dados como mortos no mar.
Entretanto, os dois irmãos unem forças e lutam um com o outro, mas Ptolomeu vence e Cleópatra é presa. César sobrevive e com a ajuda de Sexto liberta Cleópatra e Cornélia (que havia sido posta no harém de Ptolomeu) e Sexto trava um duelo com Ptolomeu e vence.
Vitoriosos, César e Cleópatra comemoram a vitória. O romano a proclama rainha do Egipto e ela jura lealdade a Roma. Eles cantam seu amor um pelo outro e são saudados por todos por terem restabelecido a paz no reino. (resumo baseado na sinopse da Wikipédia)
Esta ópera tem uma série de árias conhecidas, principalmente a ária do Sexto "Svegliatevi nel core", as árias da Cleópatra "V'adoro pupille", "Piangerò la sorte mia" e "Da tempeste il legno infranto" e as árias de Júlio César "Non è si vago e bello", "Va tacito e nascosto" e "Se in fiorito". São árias virtuosistas, com muita coloratura (notas rápidas) e que, pessoalmente, dão uma pica cantar! Não tenho nenhuma no meu repertório mas gostava :P
Aqui vos deixo as que gosto mais :)
"Da tempeste il legno infranto" - ária da Cleópatra
"Svegliatevi nel core" - ária de Sexto
"Se in friorito" - ária de Júlio César
nah nah nao devo precisar de mais nada da marca e tambem ha outras marcas e assim que valem bem mais a pena :O
ResponderEliminarbeijocas